Caminhos de Guaporé YoutubeTwitterFacebookOrkut
CriançasCriançasCronologia 03CriançasCronologia 03Outubro RosaCriançasCronologia 03Outubro RosaEstudantes
Cronologia Histórica de Guaporé: Acessar
Pesquisar:     Pesquisa Avançada
     





Vinícola Scalco – Empresa Familiar

Visualizações: 2666
Criada: 16/07/2013
Atualizada: 12/08/2013
Histórico e detalhes de uma empresa familiar de sucesso.
9




Compartilhar no FaceBook

Vinícola Scalco – Empresa Familiar

A família Scalco carrega consigo a vocação vitivinícola herdada de seus antecessores italianos. Em meados de 1875, Antônio Scalco chega ao Brasil, oriundo de Vicenza na Itália e se estabelece em Monte Belo Do Sul. Passados alguns anos, José, filho de Antônio, vem para o interior de Guaporé, constitui família e junto com seus filhos, entre eles Arcido, começa a implantação de parreirais de uvas, Bonarda (Barbeira) e Isabel, numa pequena quantidade, produzindo vinhos apenas para consumo próprio.

Seguindo o caminho de seu pai Arcido e seu “nono”, o patriarca da família proprietária da Vinícola Scalco, Sr. Luiz Darci Scalco, sempre um apaixonado pela vitivinicultura, vem produzindo uvas desde a adolescência junto a seu pai, e a partir da década de 1970, junto a sua esposa Natalina, na atual propriedade localizada na Linha Felix Da Cunha, interior de Guaporé.

A paixão por esta cultura foi aumentando e junto com ela a produção. As áreas de vinhedos que giravam em torno de 0,5 hectares saltaram para 14 hectares. Foi então, que no ano de 2004, unido aos filhos Alex e Odimar e o genro Adilson, constituíram a empresa familiar Vinícola Scalco.

No ano de 2005 começa o processo de vinificação com uvas de parreirais próprios, sendo produzidas 14.666 garrafas de Scalco Merlot e 8.000 garrafas de Scalco Cabernet Sauvignon, usando parte da produção de uvas, surgindo aí vinhos voltados para o paladar dos mais exigentes apreciadores. O restante da produção, não vinificada, continuou a ser vendida para outras vinícolas da região. Nos anos seguintes, não esquecendo as raízes de seus antecessores, passam a produzir vinhos com uva Isabel e surge então o Vinho Luigi Scalco.

Em 2010, seguindo as tendências do mercado e a necessidade de expansão, surge o Scalco Suco de Uva, um suco integral totalmente natural; parte deste produto está presente na merenda escolar de Guaporé e região. A Vinícola Scalco, com uma produção limitada e controlada demonstra assim a excepcionalidade alcançada pela dedicação de uma Vinícola Familiar.

Inserida no contexto de desenvolvimento do Turismo Rural e Agricultura Familiar, tem como projeto futuro mostrar todo o processo da vinícola, desde o plantio, poda, colheita até o processamento final da uva, trabalho feito pela própria família. Nos planos ainda estão inclusos passeio nos parreirais com trator, seguido de um farto café colonial com pão de forno, grostoli, doces de frutas, salames, queijos, vinhos e sucos.

A Vinícola Scalco situa-se próxima ao belvedere da Linha Dona Cândida Mattei, RS-129, na comunidade da Linha Félix da Cunha e espera sua visita para degustação de um bom vinho ou suco de uva, passear pelos parreirais e apreciar as mais belas paisagens da Serra Gaúcha. O convite está feito.
A Vinícola Belas Paisagens Entorno da Cantina A Marca Scalco Beleza CaprichoVideiras bem Cuidadas Enxertia - Início dos Vinhedos Enxertia - Início dos Vinhedos Enxertia - Início dos Vinhedos Enxertia - Início dos Vinhedos Enxertia - Início dos VinhedosEnxertia - Início dos Vinhedos Outono nos Vinhedos Outono nos Vinhedos Outono nos Vinhedos Vinhedos no Inverno Vinhedos no InvernoVinhedos no Inverno Vinhedos no Inverno Época da Poda Imagens das Videiras Imagens das Videiras Imagens das VideirasImagens das Videiras Imagens das Videiras Imagens das Videiras Imagens das Videiras Imagens das Videiras Imagens das VideirasColheita da Uva Colheita da Uva Colheita da Uva Colheita da Uva Colheita da Uva Colheita da UvaColheita da Uva Seleção das Uvas Seleção das Uvas e Cuidados Seleção das Uvas e Cuidados Seleção das Uvas e Cuidados Produto FinalProduto Final Produto Final Produto Final Produto Final Produto Final Cabernet Sauvignon e MerlotMerlot Scalco Cabernet Sauvignon Scalco Scalco Suco de Uva Scalco Suco de Uva Scalco Suco de Uva Luigi ScalcoTradição História e Tradição 
Fotos nesta galeria: 56
LINKS RELACIONADOS: Conheça também a galeria da Vinícola Gheller de Guaporé.     Conheça também a galeria da Vinícola Giaretta de Guaporé.    
TAGS: vinícolas, vinícola, vinho, uva, empresa, familiar, Scalco, Gheller, Giaretta, parreiras, parreiral, suco,
COMENTÁRIOS DESTA GALERIA: Deixe um comentário você também
17/7/2013 às 13:59;51 - ALEXANDRE PASQUALI:
parabéns,sinto muito orgulho de ver gente de Guaporé,fazendo acontecer,e a familia Scalco,os votos de muito sucesso,pois acredito o quanto lutaram para chegar nesse estágio!!!!!!!!!!

17/7/2013 às 21:52;34 - Inês Maria Perin:
Fruto de muito trabalho familiar vemos imagens que nos primórdios demonstravam muito esforço com o intuito de alcançar um objetivo: colocar no mercado os derivados da vitinicultura. Pacientemente o tempo se encarregou e hoje vemos que a Família Scalco, após muita persistência, faz parte dos produtores vinícolas do Brasil colocando Guaporé no rol das regiões produtoras. Temos mais um exemplo de empreendimento bem sucedido, de quem acreditou e colheu o resultado de seu labor.

18/7/2013 às 20:36;28 - Juvenal Dal Castel:
Vardé che no ze mia solche ntela Europa che ghè posti bei e ben rincuradi. No ocore ndar guastar soldi distante, li catemo quà soto i nostri pie, l'è sol verder i òcii. Feve furbi, ndé bever del so vin, ndé magnar dela so ua, ndé vardar i so fiori, ndé veder dei so laori, Taliani de quei laoradori, che pianpian i ze deventai Siori.

12/8/2013 às 22:12;21 - cezar:
Muito bom esse trabalho de divulgação. Temos uva em Guaporé! Também temos vinícolas. A diversidade econômica é a nossa marca..

31/8/2013 às 09:42;21 - luiz scalco:
descobri somente agora esse paraíso - o que me deixou mais animado para passar as próximas férias aí, foi o que vi dentro do forno naquela foto que deixa água na boca - não sei se somos ou não parentes - meu pai veio para Santa Catarina a muitos anos, ele morava na localidade chamada de linha pulador, minha mãe é Bergamaschi - abraços a todos - sou jornalista e radialista

18/9/2013 às 16:30;03 - Olimpio Scalco:
Felicito pelo lindo trabalho de divulgação. Espero em breve visita-los e assim recordar o meu passado vivido junto aos meus pais e avós em Veranópolis, que também se dedicaram a viticultura.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Nome:
 
Email:  

Avisar-me por email quando novos comentários forem postados
Comentário:
 


 
RGA STUDIO
TOKREQUINTE
INOVARE JOIAS
JóIAS SPOLI
Lú CALçADOS
PAUTA BRANCA
UNIFAZ JALECOS E CIA
ÓTICA MáRA


Visitas:







 
ACESSO RÁPIDO:
Galerias de fotos   Vídeos
Procurar fotos, datas e galerias
Quero colaborar com o site
Guia de Serviços, compras e turismo
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
PARCEIROS:
RGA Studio (Áudio Profissional e WebSites)
Conheça nossos parceiros
Conheça nossos colaboradores

Caminhos de Guaporé nas redes sociais:
YoutubeTwitterGoogleFacebookOrkut
SOBRE O SITE:
Sobre nós
Colaboradores
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
Email: caminhosdeguapore@gmail.com
Direitos Reservados 2013 - Desenvolvimento: RGA Studio