Formatura.
A formatura é o momento em que os alunos (formandos) recebem a recompensa por todos os anos de luta e de paciência (por aguentar todas as aulas, até mesmo as que não lhes agradavam). Mas a formatura não é apenas uma cerimônia qualquer em que esses alunos recebem um diploma qualquer, é uma cerimônia repleta de emoções, do início ao fim. Cada pessoa tem um sentimento distinto: os alunos passam por uma contradição, pois ao mesmo tempo em que estão felizes por ter vencido mais uma etapa, estão também com um aperto no peito (saudade antecipada), medo de não ver mais as pessoas que foram seus companheiros por vários e vários anos, existem ainda aqueles que ficam para trás (nem sempre), que causam ainda mais tristeza para os colegas; os pais, felizes e orgulhosos dos filhos, por ver que suas “criancinhas” já cresceram e tiveram a competência necessária para passar de ano; a diretora, feliz por ver seus alunos, que ao entrar na escola eram apenas crianças, desnorteadas e confusas, sem saber nada da vida, e que agora haviam se tornado rapazes e moças bem decididos e responsáveis e a equipe pedagógica, feliz por ter participado e ajudado esta evolução.
Após essa cerimônia, começa uma nova fase, talvez uma nova escola, novos amigos que serão separados, mas nunca esquecidos, pela perversa e necessária cerimônia da formatura.
Depois disto cada um segue seu caminho, faz suas próprias escolhas e decisões, mas ainda não são esquecidos. Alguns somem completamente de nossas vidas e nunca mais dão notícias, outros se tornam grandes amigos para toda a vida, uns só te dão notícias, que às vezes nos fazem sentir saudade, às vezes nos trazem felicidade e às vezes nos deixam profundamente magoados e decepcionados.
A formatura nos deixa também profundos arrependimentos, muitas vezes por algo que nós fizemos, mas na maioria por coisas que deixamos de fazer, como pedir desculpas a alguém, dizer algo, falar com aquela pessoa que é especial para você, aproveitar melhor os momentos com os amigos, desfazer alguma coisa errada que você fez, enfim, inúmeros arrependimentos.
Estas são as sequelas de uma longa e cansativa cerimônia, que representa simultaneamente uma etapa vencida e um novo começo.
Autor: Rafael Marchezini